Tânia Paes, acadêmica do curso de gastronomia FIB
Os adeptos do budismo praticam uma alimentação basicamente vegetariana, com grande consumo de frutas e verduras. Eles têm em sua filosofia o respeito por qualquer ser vivo e a conscientização de que nada deve ser desperdiçado, pois tudo que alimenta proporciona vida. Para eles, a pratica do vegetarianismo é justificada pelo fato de qualquer ser vivo tem a mesma importância e esta lógica transcende o mundo terrestre.
Para os budistas toda forma de vida deve ser respeitada, inclusive a vida dos vegetais. Shiram (1173-1262) fundador da Escola Budista Jodô-Shiushu permitia o consumo de carne, com a ressalva de não ingeri-la no caso de morte de algum familiar, para que o corpo fosse purificado.
A culinária Budista se caracteriza por ser muito saudável, pois inclui ingredientes nutritivos de baixo valor calórico. Utilizam muita proteína vegetal (soja, feijão azuki), gorduras vegetais, verduras, legumes e frutos da época, ingerindo muita fibra, que beneficia o bom funcionamento do intestino.
As regras da culinária são:
- Empregar os cinco modos de preparo: cru, cozido, grelhado, frito e cozido no vapor.
- Utilizar os cinco sabores: doce, picante, azedo, amargo e salgado.
- Apresentar as cinco cores: vermelho, branco, verde, amarelo e preto.
- Utilizar os ingredientes integralmente, sem desperdício.
Risoto de ervas com tomate cereja
Maria Cristina, Paulo Guimarães. Tânia Paes
150g de repolho roxo (em tiras)
1 (um) pires de ervas (manjericão, alecrim e cebolinha)
3 ramos de nirá
200g de tomates cereja (cortado em quatro partes)
300g de arroz
½ pimentão amarelo (picado)
1 limão cortado em rodelas
1 pimenta dedo de moça
4 colheres de sopa de requeijão cremoso
2 dentes de alho (picado)
½ cebola (picada)
50 ml de azeite de oliva
Pimenta branca a gosto
Sal a gosto
Corte as folhas do repolho em tiras. Faça um branqueamento das folhas do repolho e reserve. Corte as ervas, a cebola e o pimentão e os tomates cereja a pimenta dedo de moça, misturando tudo em uma vasilha, incluindo o repolho temperando com azeite sal e pimenta branca.
Refogue o alho no azeite, junte o arroz e a água, quando estiver pronto, adicione o requeijão cremoso e a mistura de ervas com repolho e misture bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.